Translate - Tradução

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Helder Camara, um nordestino cidadão do mundo - livro

Por meio de linguagem acessível, livro da PAULUS apresenta Dom Helder Camara ao público infantojuvenil
helder
Título: Helder Camara, um nordestino cidadão do mundo
Autor: Martinho Condini e Ilvana Maria Pereira Bulla
Coleção: Brasileirinhos
Acabamento: Grampeado
Formato: 18,5 cm x 27,5 cm
Páginas: 16
Áreas de interesse: Língua Portuguesa, Geografia, História

 

“Se eu pudesse, daria um globo terrestre a cada criança…
Se possível, até um globo luminoso,
Na esperança de alargar ao máximo a visão infantil
E de ir despertando interesse e amor por todos os povos,
Todas as raças,
Todas as línguas,
Todas as religiões!”

Essas palavras são de um homem nascido em Fortaleza, Ceará, no ano de 1909, que desde cedo sonhava em fazer o bem às pessoas e em construir um mundo mais justo e gostoso de se viver. Assim foi Dom Helder Camara. E a sua história agora é contada em linguagem poética para as crianças em livro da PAULUS.
Helder Camara, um nordestino cidadão do mundo foi escrito por Martinho Condini e Ilvana Maria Pereira Bulla, que são casados e resolveram unir seus conhecimentos a fim de oferecer aos pequenos leitores uma obra inspiradora e capaz de retratar a importância desse homem para o Brasil e o mundo.
Os autores contam que Helder, quando criança, gostava de brincar de ser padre, além de construir altares de brinquedo e rezar missas imaginárias. A brincadeira virou coisa séria e, aos 14 anos de idade, entrou no seminário diocesano da Prainha de São José, em sua terra natal. “Aos 22 anos, com a autorização do papa, tornou-se padre e, aos 27, foi morar na cidade do Rio de Janeiro, na época capital do Brasil. Lá, padre Helder mostrou ao mundo como era amar ao próximo como a si mesmo: criou a ‘Cruzada São Sebastião’.”
A cruzada era uma união de pessoas dispostas a construir casas aos moradores das favelas. Alguns davam o dinheiro, outros o material, outros construíam, enfim, cada um ajudava como era possível. A partir desse espírito de caridade, padre Helder acreditava num mundo melhor e, assim, unido a outros padres, deu início ao processo de criação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), sonho concretizado em 1952, quando já era bispo. O intuito era reunir todos os bispos brasileiros para trabalhar em prol da missão da Igreja no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário